Estamos nos aproximando do 160º dia em isolamento social. Muitas dúvidas, angústias e incertezas marcaram esses dias, foi realmente muito difícil compreender e aceitar essa realidade tão distante da nossa rotina anterior. Porém, percebemos que a primeira coisa a ser mudada diante de tudo isso, seria nossa própria postura.
Enquanto apenas resistíamos a situação, ela continuava nos forçando a enxergar que, o que existia antes já não era possível. Sendo assim, nossa equipe se apropriou dessa nova realidade e decidiu enfrentá-la com coragem, dedicação e muita criatividade. Afirmamos que, apesar de difícil e completamente atípico, esse não é um ano perdido!
Agora, estamos nos preparando para o retorno às aulas presenciais, apesar de não sabermos qual a data que isso se dará. Entretanto, precisamos pontuar algumas questões importantes desse retorno:
Saúde física de nossos alunos e funcionários
Apesar do colégio seguir todos os protocolos de segurança divulgados pelas organizações de saúde e, os parâmetros sanitários para lidar com esse retorno, precisamos contar com o comprometimento de cada família para alinhar as ações em benefício mútuo. Com cada um fazendo sua parte, tomando os cuidados necessários, as chances de sucesso e segurança aumentam consideravelmente;
A saúde emocional também deve ser levada em conta
Como mencionado, adequar-se a essa nova realidade, exigiu de cada um de nós um grande esforço físico e emocional. Tanto para a equipe dos colégios, quanto para as famílias e, principalmente para as crianças, que tiveram que compreender a necessidade do isolamento, afastamento de familiares e amigos, além da impossibilidade de passear ou comemorar com pessoas queridas. Agora, retornar para o convívio social secundário (que vai além das paredes dos lares), deve mexer com as emoções à primeiro momento. Pensando nisso, nossa equipe também está planejando ações e intervenções de acolhimento, para que os alunos e funcionários sintam-se seguros e tenham o direito de assimilar a situação de retomada de forma tranquila e respeitosa.
As questões pedagógicas de aprendizagem
Mesmo que todas as ações intencionais de nossa equipe pedagógica tiveram como objetivo minimizar defasagens ou lacunas no processo de construção da aprendizagem dos alunos em ensino remoto, seria ilusório afirmar que não ocorreram dificuldades. Nada substitui a interação real em ambiente escolar, com professores e colegas! Porém, orientada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), a equipe pedagógica de nosso colégio está preparada para lidar com essa possibilidade de nivelamento no retorno das aulas presenciais, realizando sondagens, avaliações diagnósticas individuais, onde as possíveis lacunas serão identificadas e pontuadas. Posteriormente, intervenções especificas serão elaboradas em conjunto com a equipe multidisciplinar para que essas dificuldades sejam trabalhadas até que a assimilação ocorra.
Sabemos que, o que nos aguarda à frente ainda está repleto de desafios e interrogações. Mas se continuarmos com as ações em conjunto, escola e família podem lidar com mais leveza e objetivando o mesmo: a segurança e sucesso de nossas crianças.
Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para isso!
Conta pra gente aqui nos comentários, quais têm sido as suas principais preocupações relacionadas a este assunto?
Compartilhar:
Inscreva-se
Não perca nossas atualizações
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba Mais