Desafios emocionais dos professores: retorno às aulas presenciais
Que este é um período totalmente novo e imprevisível já é senso comum, porém, existe algo silencioso e perigoso que nos cerca e nos confronta todos os dias: nossa saúde emocional em meio a Pandemia.
Tenho vivenciado diariamente o esforço dos profissionais da educação para atenderem suas atuais demandas. Como Gestão Escolar, procuramos proporcionar todas as condições de trabalho, segurança e recursos, para que a atuação de nossos professores seja a mais leve possível, no entanto, percebemos algo que vai, além disso. Nesses dias, percebi a importância de um olhar mais sensível às necessidades emocionais daqueles que têm dado tudo de si, para que este não seja um “ano perdido”.
Além das questões emocionais, o que mudou para o professor
A forma de planejar mudou, a didática sofreu atualizações, metodologias variadas precisaram entrar em cena nesse novo modelo de ensino-aprendizagem à distância. O que antes dependia apenas da habilidade e competência do pedagogo, agora, depende também, da conexão da internet e da estabilidade da plataforma digital, ou seja, ficamos à mercê de questões externas e imprevisíveis. Consequentemente, o nível de estresse aumenta, e o desequilíbrio emocional ocorre.
Neste retorno, muitas perguntas e incertezas vêm à mente. Apesar de seguirmos os protocolos do governo, planejarmos (replanejarmos), estruturarmos intervenções e nos anteciparmos nas questões pedagógicas e socioemocionais dos alunos, ainda fica a apreensão quanto a como será de fato.
Autoconhecimento, superação e crescimento
Claro que precisamos reconhecer o quanto este período tem proporcionado autoconhecimento, superação e crescimento, mas, o processo não deixa de ser árduo.
Um simples olhar mais humano e empático faz o fardo mais leve. Quando nos posicionamos como parceiros diante de tudo isso, todos ganham. É de suma importância compreendermos que, assim como as famílias, a escola e os professores têm priorizado os alunos e sua aprendizagem, apesar das circunstâncias. Estamos no mesmo time! Nossa alegria é ver o sucesso dessas crianças em todas as áreas de desenvolvimento!
Nossa equipe estratégica tem dado o suporte psicológico e espiritual, além de trazer à memória, o que o Senhor nos diz em (Mateus 11.28 a 30)“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois, sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”.
Contamos com as famílias neste sentido também. De encorajar os professores de seus filhos e apoiá-los no que for possível, tornando o ensino mais fluido e leve.
Quando tudo isso passar, glorificaremos ao Senhor, pois Ele sustentou e cuidou dos detalhes.
Deus nos abençoe!
Compartilhar:
Inscreva-se
Não perca nossas atualizações
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba Mais