Felicidade está nas coisas simples, e para o "Dia das Crianças", nada melhor do que uma atividade lúdica em família!
Primeiramente, vamos entender o que é simples e prazeroso para uma criança, também, vamos aprender as fases de cada uma delas. O simples e prazeroso não envolve somente viagens e brinquedos caros. Uma pesquisa realizada com crianças (no Reino Unido), comprova que a diversão acontece pelas brincadeiras, que trazem alegria e momentos memoráveis.
A criança está muito mais interessada na descoberta e na emoção que a atividade desperta, do que o quanto ela custa. Segundo Jean Piaget (1896-1980) as fases de uma criança se dividem em quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil:
fase sensório-motora (nascimento até cerca de 2 anos);
fase pré-operacional (de 2 a 7 anos);
estágio operacional (concreto, de 7 a 11 anos);
estágio operacional (formal, 11 anos ou mais).
Fase sensório-motora
As crianças aprendem sobre o mundo por meio dos seus sentidos e da manipulação de objetos. A principal conquista durante esse estágio é a permanência do objeto, ou seja, saber que um objeto ainda existe mesmo que você não possa vê-lo (representação mental do objeto).
Fase pré-operacional
As crianças desenvolvem a imaginação e a memória, também são capazes de entender a ideia de passado e futuro, e interpretar as coisas simbolicamente (pensamento egocêntrico).
Estágio operacional concreto
As crianças se tornam mais conscientes do sentimento dos outros e dos eventos externos, ficam menos egocêntricas, começam a entender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos (pensamento lógico ou operacional).
Estágio operacional formal
Começa aproximadamente aos onze anos e dura até a idade adulta (capazes de usar a lógica para resolver problemas).
Acampamento para o "Dia das Crianças"
Despertar o espírito aventureiro das crianças sempre é garantia de diversão por muitas horas. A cabana pode ser montada no quintal, ou no caso dos apartamentos, na sala, sacada ou outro cômodo mais amplo.
Dê preferência a outros lugares, que não sejam os quartos, para criar uma atmosfera diferente para a brincadeira. Não precisa de nenhum investimento especial, separe algumas cadeiras e um cobertor para formar uma cabana improvisada!
A criançada poderá levar o notebook ou tablet para a cabana e assistir uma animação, fazer piquenique com frutas e sanduíches, e até contar histórias.
O que importa é unir as crianças para viverem uma aventura e sair da rotina por um dia. E aí? Vamos comemorar o "Dia das Crianças" com esta ideia divertida?
Compartilhar:
Inscreva-se
Não perca nossas atualizações
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba Mais